VITRECTOMIA

Vitrectomia é um procedimento cirúrgico que faz a remoção do vítreo – fluído que preenche o interior do olho. Com esta cirurgia é possível tratar diversas doenças oculares da retina e do vítreo, como: descolamento de retina, retinopatia diabética, buraco de mácula, hemorragia vítrea, membrana epirretiniana, entre outras.

Orientações ao paciente:
As orientações no pós-operatório compreendem: repouso, uso correto dos medicamentos prescritos e retorno periódico ao consultório. Às vezes é necessário um repouso específico em determinada posição, normalmente definida pelo médico após a cirurgia.

FAQ

Quais são as indicações da cirurgia?

A Vitrectomia é indicada nos casos de distorção macular, descolamento da retina, hemorragia vítrea, tromboses venosas entre outras doenças.

Quais são os procedimentos cirúrgicos?

A Vitrectomia pode ser realizada isoladamente ou associada a outros procedimentos como a Retinopexia, o Implante de silicone intra vítreo ou a Fotocoagulação à laser. Dependerá da patologia a ser tratada.

A cirurgia causa dor?

No momento da cirurgia, o paciente não sentirá dor, pois o procedimento é realizado com anestesia local associada à sedação. No pós-cirúrgico, o paciente poderá sentir algum desconforto, normalmente suportável. Usualmente são prescritos analgésicos e/ou anti inflamatórios para ajudar a recuperação.

Há algum risco?

Assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico há riscos, no entanto complicações são raras.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

Em média cerca de 1 hora e a recuperação pode se estender por 7 a 15 dias, dependendo do caso.

Conheça o Dr. Luís Augusto Arana

Dr. Luís Augusto Arana

Médico Oftalmologista